sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reunião da primeira quinta-feira do mês: "Projeto Social capacita para a liberdade"

Os rotarianos do Rotary Norte da cidade de Muriaé-MG, iniciaram o mês de outubro com uma reunião muito proveitosa, dirigida pela presidente Dolores Maria Montezano Francisco. Após a oração lida pela rotariana Tania Gusman, foram tratados vários assuntos. Dentre eles a planta para a execução do projeto social de 12 banheiros "Banheiro para Todos"  já encaminhados. Divisão dos ingressos para a Festa da Comida do Boteco entre os membros do clube e divulgação do evento nas redes sociais.



Foi apresentada aos presentes , uma palestra desenvolvida  pela Sra Nelci Machado Guimarães que esteve com seu esposo Hilário Guimarães, a convite da rotariana Solange, falando sobre a importância  para quem é mais carente a ação social desenvolvida por clubes de serviço.



Nelci é graduada em administração e cursa o 4º período de direito. É filha de pedreiro  e de uma faxineira, veio de uma família muito pobre de 9 irmãos. É de BH mas já se considera muriaeense há 16 anos. Sente-se feliz por ter conseguido ser o que é hoje graças aos projetos sociais. É da época do banheiro de fossa que se chamava casinha , sendo que hoje pode usar o  toilete.


  Nelci vivenciou a época da lata dágua na cabeça, pagando pela água . Usou rudia de toalha para acomodar melhor a lata na cabeça e de lata e lata com seu irmãos enchiam um tambor para terem água para os afazeres domésticos e também cozinhar. Água da chuva era valiosa para a família pois diminuam as viagens de lata dágua na cabeça. Nelci foi do tempo de lavar roupa no rio até que a família foi privilegiada com um projeto social : o do chafaris. "Para uma pessoa que abre a torneira com água disponível a todo o momento talvez não consiga entender a dimensão de um projeto social". Completa  Nelci em seu relato mostrando para os rotarianos a importância do projeto social para quem é beneficiado, pois que engloba menos sofrimento, mais saúde, mais dignidade humana.


Os projetos sociais que a palestrante teve oportunidade de receber, abriu-lhe as portas, dando-lhe oportunidade de poder ver que o mundo ia além do quintal de sua casa. É casada e mãe de dois filhos rapazes. Junto com seu esposo Hilário, colaborou para que seus queridos familiares também pudessem crescer socialmente.



Tudo tem a ver com projetos sociais que ela teve a oportunidade de ser beneficiada. E, finaliza parabenizando o Rotary Club Muriaé Norte pelo Projeto do Banheiro, proporcionando imensa emoção aos rotarianos, mostrando com seu próprio exemplo o que se pode conseguir através  de um projeto  beneficente. Um projeto social pode tanto despertar a auto-estima nas famílias carentes fazendo com que surjam dentre eles um "Davi" a fazer a diferença no meio em que se vive.

Após o depoimento foi servido um delicioso jantar aos presentes patrocinado pelo companheiro Ronald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário