quarta-feira, 3 de abril de 2013

Mensagens do Presidente Internacional - O que significa ICHIBAN ?



Prezados companheiros rotarianos,



Como o Rotary é internacional, quando eu viajo a serviço da organização normalmente falo inglês. Porém, quando estou em Evanston, conto com a ajuda de uma intérprete de japonês para garantir que minha comunicação com os funcionários seja a melhor possível. 
Foi uma experiência nova para mim falar em japonês e ouvir minhas palavras repetidas em outro idioma. Até hoje acho a interpretação um trabalho interessante, pois aprendo novas formas de me expressar em inglês e tenho uma ideia de como é não falar japonês.
Um dos momentos mais interessantes ocorreu quando eu ainda era presidente eleito e participei de uma reunião com funcionários do Rotary. Para garantir que todos nós nos entendêssemos bem, pedi para a intérprete de japonês me ajudar na reunião. Como resultado, a reunião foi agradável e produtiva.
Depois da reunião, uma funcionária me disse: “Ouvi você repetir a palavra ichiban várias vezes. O que significa ichiban?” Expliquei que não se tratava se uma filosofia ou pensamento complicado. Ichiban simplesmente significa ser o melhor.
Esta experiência me fez pensar. Entre todas as palavras que usei e repeti em japonês, a que mais chamou a atenção daquela funcionária foi ichiban. Eu mesmo não havia percebido o quanto tinha usado esta palavra. Mas para mim, a palavra ichiban é essencial para descrever o que sinto sobre o meu trabalho como rotariano e presidente do RI.
Precisamos ser ichiban nos nossos serviços rotários. Isso significa que devemos fazer e ser o melhor, trabalhar o máximo possível – não para nosso próprio benefício, mas para ajudar o próximo e transformar a vidas das pessoas.
No dicionário, ichiban significa “melhor”. Mas no Rotary, "melhor" significa muito mais. Significa aplicar o ideal Dar de Si Antes de Pensar em Si em tudo o que fazemos. Significa olhar para os nossos próprios empenhos e nos concentrarmos no que podemos fazer e não em quanto isto nos custará. Assim, nos sentiremos inspirados a fazer muito mais. Nosso trabalho é garantir que o serviços rotários sejam ichiban – e assim possamos promover a Paz Através do Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário